Como e porque ocorre um eclipse Lunar? Ele ocorre porque o Sol projeta a sombra da Terra sobre o disco da Lua, impedindo o reflexo da luz do Sol sobre ela, fazendo-a desaparecer gradualmente por algum tempo. Este acontece apenas durante a Lua cheia, que é quando Sol e Lua formam uma oposição – um ângulo de 180º entre si – bem perto dos nodos da Lua. Como o plano orbital da Lua está inclinado 5° em relação ao plano da órbita da Terra, nem todas as fases de Lua cheia levam a ocorrência do eclipse, simplesmente porque há uma inclinação diferente nas órbitas da Lua em torno da Terra e da Terra em torno do Sol. Para haver eclipse lunar, é preciso que haja, também, o alinhamento, que só ocorre de tempos em tempos…
- Total- quando a Lua entra completamente no cone de sombra durante o eclipse.
- Parcial- quando a Lua entra no cone de sombra, mas não completamente.
- Penumbral- a lua entra na zona penumbral, mas não na sombra.
Em um eclipse total, a Lua não é totalmente escura, porque a luz do Sol é refratada pela atmosfera da Terra. Isto dá ao nosso satélite algumas tonalidades marrom-avermelhadas (ver foto), que são a principal atração visual de um eclipse lunar total.
Hoje em dia, temos mais fascínio e curiosidade em fenômenos do tipo do que temor e receio como nossos antepassados, que temiam as eclipses, como um sinal de sofrimento e má sorte. Graças a Deus nossa percepção das coisas mudou e podemos observar e tirar proveito da beleza do fenômeno.
” Não há noite tão longa que jamais encontre o dia “, mesmo após uma súbita escuridão, a luz sempre retorna…
Astrologicamente falando , muitos astrólogos observam que os eclipses ativam certos aspectos astrológicos individuais, estimulando determinadas áreas do mapa, provocando um aumento na sensibilidade. Esta hipersensibilidade não é necessariamente negativa, mas é preciso estar atento e observar os sentimentos, pois um certo clima estranho e (ou) confuso pode causar depressão e tristeza…Talvez por registros em nosso inconsciente coletivo de épocas remotas onde o temor as eclipses predominavam…Pode haver uma tendência em “remoer” coisas do passado, lamentando-se do que não pode ser mudado…ou esquecido.
Quando um eclipse ativa pontos especificos como o Ascendente, a Lua, o Sol, o Meio do Céu, surge a necessidade de mudanças em aspectos de nossas vidas que nos estão impedindo de evoluir… O eclipse lunar pode ser encarado como uma oportunidade para reavaliar o que não é mais útil e necessário em nossas vidas e seguir em frente, libertando-se do passado…
O eclipse lunar do dia 15 de junho ocorrerá no mês do eixo Gêmeos-Sagitário, próximo a 25 graus, afetando portanto de modo mais poderoso as pessoas que nasceram no terceiro decanato destes signos.
O terceiro decanato equivale aos últimos dez dias de cada signo. Para Gêmeos, envolve aproximadamente o período que vai de 10 a 20 de junho. Para Sagitário, o período que vai de 10 a 20 de dezembro. Se você nasceu nos períodos indicados, este eclipse do dia 15 afetará mais você, que provavelmente se sentirá mais “estranho”(a) por mais ou menos 29 dias, tendendo a reagir de modo excessivo a coisas que antes não te afetariam tanto. O eclipse do dia 15 de junho afetará também a sensibilidade das pessoas que têm o Ascendente em Gêmeos ou Sagitário, mas especialmente aquelas que nasceram com o Ascendente entre os graus 20 e 25 deste signo. O eclipse lunar pode também afetar pessoas com outras características astrológicas, com a Lua ou nódulos lunares ( cabeça do dragão ) em Gêmeos ou Sagitário e ou outros aspectos.
Como este eclipse ocorrerá no eixo Gêmeos-Sagitário( signos que urgem por mudanças) sendo otimista, acredito que será uma grande oportunidade para aqueles que querem realizar transformações positivas e definitivas!
Boa sorte galera !!
GRATIDÃO AMIGA. OBRIGADO PELA SOLIDARIEDADE E CARINHO. BJ. NAT
GostarGostar
Não há noite tão longa que não encontre o dia – é a esperança Valéria obrigada.
GostarGostar
Digo Cláudia, obrigada e desculpe
GostarGostar